quarta-feira, 9 de março de 2011

Reunião de Pesquisadores da Turma 1 e o trabalho com algumas das 14 linguagens.

Nas últimas reuniões de pesquisadores da Turma 1, discussões sobre as 14 linguagens trabalhadas ao longo do curso estão sendo discutidas mais profundamente por nossa equipe. Essas discussões são pauta constante, justamente por nossos alunos já estarem realizando as práticas docentes na Educação Infantil e Séries Iniciais.
Dia 15 de fevereiro, nosso grupo contou com a presença dos professores Leandro Ernesto Maia (Professor do CLPD/CEAD/UFPEL) e Eduardo Guedes Pacheco (Professor do Curso de Licenciatura em Música da UERGS). Durante dias, a experiência vivida ressoou pelas salas do CEAD e na Sala dos Professores no Moodle. Veja abaixo alguns comentários das professoras pesquisadoras.

"A idéia foi refletir sobre o tema "A arte como possibilidade de desenvolvimento humano". Ele pontuou (em especial) a música como um elemento muito significativo dentro do processo de "ensino-aprendizagem". Questionou o grupo: o que a música pode trazer para a escola ... surgindo algumas reflexões do grupo ... aprendizagens de disciplina, concentração, alegria, criatividade, concentração, coletividade, tato, emoção, desafio e outras.
Apontou que uma aula de música pode ser muito motivadora para construirmos conhecimento ... a história dos instrumentos (citou o cajon peruano - instrumento de madeira) ... dos homens (citou os escravos negros)... a geografia (local onde são produzidos, tocados) ... o poema de uma música ... enfim... existem muitas possibilidades de trabalharmos com os conhecimentos curriculares de forma multidisciplinar (é diferente de trabalhar um assunto e utilizar uma música). É criação ... autonomia ... reflexão... é pensar o mundo "com a música" ... estudando música ... pesquisando ...
Problematizando... desestabilizando (que o grupo saia do encontro diferente de quando entrou (com novos e diferentes conhecimentos). Uma pedagogia do problema ... problematizar ... criar ... o educador inventa perguntas das quais não sabe a resposta.
Ele lembrou de um fato que ocorreu numa escola com um menino da terceira série que ouvia uma música clássica e fez a relação da vida com a música: "a música é assim...como a vida ... cresce e diminui ..."
Professora Pesquisadora Eliana Weber (Turma 2)
"Tentando contribuir com a iniciativa pra lá de importante que a Eliana Weber teve, gostaria de colocar algo que o professor Edu fez e, pelo que lembro, foi dita pelo profe Leandro. Era mais ou menos assim (me corrija quem lembrar melhor):
"Nós ensinamos os nossos alunos a não saberem o que nós não sabemos"!
Fantástico isso!
Talvez pareça estranho e sem sentido para quem não estava lá, mas quer dizer que tudo o que nós ignoramos, fazemos com que nossos alunos tb ignorem. É algo muito sacana e maquiavélico."
Professora Pesquisadora Amélia Cunha (Turma 1)


Fantástico também foi a inicitiava dos professores Eduardo e Leandro em levar diversos instrumentos musicais e convidar professoras que nunca haviam tocado nenhum instrumento para fazê-lo. Como o grupo era grande, aquelas pessoas que não tocaram foram convidadas a  cantar. A canção é de domínio público, canto de capoeira:

"Canarinho da Alemanha que matou meu curió
Canarinho da Alemanha que matou meu curió
Canarinho da Alemanha que matou meu curió
Eu jogava capoeira da Bahia a Maceió".

Abaixo estão disponíveis uma foto e dois vídeos que registraram o momento. Basta compararmos a evolução do acompanhamento de percussão da primeira versão com a segunda, já mais cadenciada, de acordo com a levada de atabaque da capoeira.



Ao centro temos o prof. Eduardo. Ao fundo, começando pela esquerda temos: Patrícia Valente, Amélia Cunha, Elisabete Ribeiro, Leandro Maia, Simone da Silveira, Adriane Arriada e Maria Angélica da Silva.

Parte 1

Parte 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário