PET/GAPE

GRUPO DE AÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO POPULAR
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS E UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

 As ações pedagógicas extra-classe, desenvolvidas junto às instituições publicas de ensino locais, constituem o elemento propulsor da construção das referências pedagógicas ao longo da trajetória do estudante no curso.
A implantação de um grupo do Programa de Educação Tutorial (PET) a partir do CLPD/UFPEL/UAB possibilita a qualificação dessas ações pedagógicas ao potencializar o cumprimento de objetivos especificados em nosso Projeto Político -Pedagógico.
O foco das ações do grupo é o levantamento das condições educacionais da população local e o desenvolvimento de ações coletivas articuladas com as instituições educacionais e com os movimentos sociais que atuam nas periferias urbanas e nas comunidades rurais.
Essas ações estão em consonância com a proposta do curso, que situa a pesquisa numa escola publica como ponto de partida para a construção dos conhecimentos pedagógicos. Essa pesquisa desdobra-se progressivamente num comprometimento do graduando com o desenvolvimento dessa instituição. O estudante de Pedagogia, ao longo de sua formação, estreita uma parceria com essa instituição construindo, junto com a comunidade escolar, novas possibilidades de ação pedagógica enraizadas localmente, potencializadoras de processos construtores da cidadania e de emancipação social das populações locais.
O contato  entre os membros do grupo é realizado através do Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem (AVEA) específico do GAPE/PET/UFPEL, hospedado em http://moodle.ufpel.edu.br. Nesse ambiente são disponibilizados e debatidos textos de formação acadêmica, científica e sócio-política; realizados fóruns de discussão sobre temas gerais e específicos do trabalho do grupo; socializados os resultados das pesquisas; articuladas as ações específicas dos grupos em cada núcleo; e definidas as ações gerais com a participação dos professores colaboradores da UFPEL e do professor tutor, em cada um dos núcleos.
Como espaço de debate permanente com os movimentos sociais locais, as comunidades escolares e os colegas da turma, será criado também um blog do grupo, no qual serão publicados textos, fotos, relatos e informações sobre o grupo e seus núcleos. 
Atualmente, participam do Programa de Educação Tutorial - CONEXÕES DE SABERES "Grupo de Ação e Pesquisa em Educação Popular - GAPE":
- Tutor: Prof. Dr. José Fernando Kieling
- Professores colaboradores: Analisa Zorzi, Francisco dos Santos Kieling, Josiana Bacelo e Rafael Fonseca de Catro
- Polos envolvidos: Balneário Pinhal, Cachoeira do Sul, Encantado e Panambi
- Alunos Bolsistas: Ana Paula Amaro Azevedo, Andrea Trommer, Bianca Carine Wisneski, Caroline Ferreira, Leticia Carolina Souza Lang, Lylia Regina Mafalda, Mariele Clauhs, Michele Silva da Costa, Paula Ionara da Silva Freitas, Roberta Perez Machado e Vanessa Garske.