sábado, 26 de março de 2011

Aula presencial - Cachoeira do Sul - Turma 1

Cada aula presencial do Curso de Pedagogia a Distância da UFPEL demonstra o envolvimento de toda equipe docente em trabalhar da melhor forma possível as questões dicutidas no ambiente virtual com os alunos. A medida que avançamos nas discussões dos estágios e das 14 linguagens podemos perceber o quanto a proposta do curso está sendo compreendida por nossos acadêmicos. Esta semana, no polo de Cachoeira do Sul, os alunos literaralmente colocaram a "mão na massa". A aula iniciou com alguns slides sobre as 14 linguagens e as prfessoras presenciais discutiram com os alunos o que eles entendiam sobre cada uma, quais foram contempladas nos estágios e quais podem ser melhor desenvolvidas no estágio deste semestre.
Percebeu-se que os alunos demonstram um entendimento sobre as 14 linguagens, percebem a importância de trabalhá-las juntas, de forma integrada. Muitos colocaram que se preocuparam em desenvolver mais as linguagens relacionadas a oralidade, letramento, leitura e escrita e o pensamento lógico; deixando de lado aquelas ligadas ao movimento, às artes, música e dança. Perceberam que há a necessidade destas linguagens serem mais trabalhadas no estágio deste semestre.
No segundo momento da aula, foi projetado  o vídeo  http://www.youtube.com/watch?v=Pz4vQM_EmzI e  surgiram reflexões muito interssantes.
Por fim, mesmo não contando com a presença de toda a turma, os alunos foram convidados a fazer massinha de modelar caseira . Após confeccionarem a massinha, os alunos deveriam criar um boneco, ou algo que representasse a trajetória deles durante o curso. Uma das alunas fez a letra A, pois lembrou da recuperação da etapa no meio do ano passado, onde aprendeu sobre a alfabetiação. Outra fez uma borracha, pois podemos apagar o que não vai dando certo, tentar renovar, fazer coisas novas. Uma terceira aluna fez um olho, falou sobre o olhar voltado para a pesquisa. Outras alunas fizeram:  uma boca, pois a comunicação e o diálogo são muito utilizados no curso;  um coração, falando sobre os sentimentos que envolveram o curso; um espiral, representando o movimento, a letra M, que representa os movimentos, o medo (do novo, do estágio), as mãos (muito usadas), a mudança (pois, para a acadêmica, o aprendizado no curso fez ela mudar a forma de olhar o aluno, que antes era só um número, e agora é um ser humano, com sua história...). Disse que está mais humana. Houve aluna que fez dois livros, um vazio ( que é o início do curso) e outro que é como se sente hoje, com mais conhecimento. Sabe que tem muito mais para aprender e para ensinar. Sente-se mais consciente, mais preparada. Também fizeram um caracol, pois começaram em passos lentos, sem saber exatamente onde queriam chegar. Lembraram dos movimentos, onde foram agregando conhecimentos que transformaram seu fazer pedagógico. Houve aluno que não fez, mas identificou-se com o coração, lembrando do momento do seu estágio quando teve de se aproximar de um aluno. Sentiu que é muito importante o contato com o ser humano, que isso modificou sua maneira de pensar.

Obs.: as informações escritas aqui, foram baseadas no relato da aula presencial feito pelas tutoras presenciais Glaucia e Graciela.

Um comentário:

  1. Muito legal esta aula!!!! A Glaucia e a Graciela como sempre de PARABÉNS pela belíssima aula presencial!!!
    Catia Vasconcelos. Tutora a distância de Seberi.

    ResponderExcluir