quarta-feira, 20 de outubro de 2010

1º CIED

1º Congresso de Educação a Distância mobiliza UFPel

20 de Outubro de 2010

Professores, pesquisadores e coordenadores de polos de educação a distância do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), oriundos de diversos estados do Brasil, além de representantes de países como Inglaterra, Portugal, Uruguai e Argentina, estão reunidos em Pelotas para participar do 1º Congresso de Educação a Distância da UFPel, aberto nesta quarta-feira(20), no teatro Guarany, e cuja programação se estende até sexta-feira.
O evento, promovido pela Pró-Reitoria de Graduação da UFPel, propõe o debate sobre experiências em instituições públicas e privadas, do Brasil e do exterior, a fim de enfocar as inovações científicas e tecnológicas em Educação a Distância (EAD) e elucidar aspectos das metodologias empregadas nessa modalidade de ensino.
O 1º CIED/UFPel busca também contribuir para a formação continuada de profissionais e alunos da EAD, os quais serão multiplicadores de uma educação a distância de qualidade e participarão da construção e da consolidação de redes formais e informais voltadas ao desenvolvimento dessa modalidade de ensino.
Abertura Além da administração superior da UFPel, representada pelo reitor César Borges; pelo vice-reitor, Manoel Luiz Brenner de Moraes; pelos pró-reitores de Graduação, Extensão e Cultura, e Pesquisa e Pós-Graduação, professores Eliana Povoas (coordenadora da UAB/UFPel), Ernani Ávila e Manoel Maia, respectivamente, a solenidade de abertura contou com a participação do diretor do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFPel) e diretor executivo do Centro Especializado em Seleção (CES), professor Cláudio Durte; e da coordenadora geral do Sistema UAB, Greice Tavares Vieira, representando a Capes/MEC.
Ao usar da palavra, a coordenadora da UAB/UFPel, professora Eliana Povoas, enfatizou o esforço da Universidade em ampliar os espaços da educação a distância e na obtenção de uma formação o mais qualificada possível. “Estamos cumprindo a difícil tarefa de dar materialidade às políticas públicas do nosso país, com ênfase na interiorização da educação”.
Eliana Povoas destacou a criação, de forma pioneira na UFPel, do curso de Especialização em Gestão de Polos, sendo aplaudida por cerca de 300 alunos de diversas regiões do país, que ajudavam a lotar o teatro Guarany. Ela manifestou a expectativa de ver encerrada a histórica divisão entre ensino presencial e a distância. “Caminhamos rumo a uma universidade bimodal!”, sentenciou.
Para o reitor César Borges, além de cursos de graduação em áreas como matemática, pedagogia, espanhol e educação do campo, é decisiva a oferta de curso de formação e capacitação na área da Saúde, que acontecerá em breve, com o apoio do Ministério da Saúde, somando-se a outras iniciativas da UFPel voltadas ao desenvolvimento regional.  Ele descreveu os esforços para implantar o ensino a distância na Universidade, em 2006, destacando a disposição dos professores Fernando Kieling e Eliana Povoas em vencer as ideias e opiniões retrógradas que se antepunham à iniciativa. “Hoje, contamos com o apoio da Capes e nossos polos estão distribuídos de norte a sul e de leste a oeste do Rio Grande do Sul, e em outros estados, como Santa Catarina, Paraná e São Paulo. É a concretização de um sonho”, observou.
A primeira mesa-redonda destinou-se a apresentar os cursos EAD da Universidade. Para a tarde, estão previstos workshops e oficinas de capacitação. À noite, acontece a palestra “Desafios das políticas públicas em EAD”, ministrada por representante do Ministério da Educação.
Para amanhã(21), além dos workshops e oficinas, estão previstas as mesas-redondas: “Desafios do ensino aprendizagem em EAD” e “ Desafios das tecnologias mediando os processos de aprendizagem”. Na sexta-feira, se realizam sessões de comunicação oral e exposição de pôsteres e a mesa-redonda “Perspectivas em EAD”, com integrantes do Brasil, Inglaterra e Uruguai. Seguem-se uma atividade cultural e solenidade de encerramento.
Seção: Notícias

------------------------
http://ccs.ufpel.edu.br/wp/2010/10/20/1%C2%BA-congresso-de-educacao-a-distancia-mobiliza-ufpel/

Nenhum comentário:

Postar um comentário